Como verificar se um link é verdadeiro?


Hoje venho mostrar a vocês como verificar se um link é verdadeiro. Sabemos que nos dias de hoje, por causa de fraudes e hackers espalhados pela internet, é muito importante estarmos atentos o tempo todo a respeito dos sites que entramos e dos links que clicamos. Muitas vezes vemos em um email ou em um site um endereço (link), mas na verdade quando você clica sobre ele aparece outra coisa ou você é levado para um site que não condiz com o link que você havia clicado.

Pensando nisso, resolvi ensinar pra vocês hoje como verificar se o link que você está vendo é realmente um link verdadeiro e te levará ao destino correto ou se é mais uma tentativa de pishing de muitos hackers e malandrinhos espalhados por esse mundão a fora. Vamos aprender a frustrá-los, não é mesmo?

Como verificar se link é verdadeiro

Como verificar se um link é verdadeiro?

O procedimento é muito simples e quase sempre passa despercebido para muitos usuários. Para evitar cair em golpes na internet, você precisará de atenção e bom senso, acho que com esses 2 ingredientes já é suficiente pra escapar de pelo menos 99% das tentativas de fraudes.

O que você deve fazer é o seguinte:

  1. Encontre o link o qual você quer verificar se é verdadeiro;
  2. Não clique ainda no link, apenas observe-o;
  3. Leia-o completamente para verificar se o domínio é verdadeiro;
  4. Coloque o mouse sobre o link, mas não clique, e você poderá verificar no canto esquerdo inferior do seu navegador que irá aparecer um link. Esse é o verdadeiro link do endereço ao qual você será enviado! Leia-o cuidadosamente para verificar se o domínio é verdadeiro;
  5. Depois dessas etapas, caso você verifique que o link é verdadeiro, pode clicar e seguir para o seu destino.

Na imagem abaixo podemos ver um exemplo claro de um link falso. Vemos que o link exibido é um link verdadeiro, da prefeitura de São Paulo, porém, quando colocamos o cursor em cima do link, verificamos no canto inferior esquerdo que o link é falso! O domínio já não é mais o mesmo, mudou de prefeitura.sp.gov.br para nfepaulistana.org, então isso já é motivo para desconfiança.

Imagem de um link falso

Clique na imagem para visualizar em tamanho maior

Mas ai você me pergunta: como eu sei que o link é falso? Por isso que antes eu falei que precisaremos de BOM SENSO! Mas bom senso em qual sentido? Por exemplo, se você sabe que o site do Banco do Brasil é o “www.bb.com.br” e quando coloca o mouse sobre um link ele aparece “www.bbrasil.com.br”, provavelmente isso é um link com más intenções, concorda? Por esse motivo devemos ter bom senso e atenção em todos os links que formos clicar.

Essa é a minha dica de hoje. É algo simples, mas que muitas pessoas nunca perceberam que o link verdadeiro é mostrado no canto inferior esquerdo ao colocarmos o mouse sobre o link que desejamos verificar.

E fica aqui o meu pedido: se gostou do post, por favor faz um comentário e compartilha nas redes sociais!

Compartilhar nas redes sociais:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

1 Comentários

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.