Consumidor, saiba como reclamar de uma empresa


Sabemos que no Brasil, mais do que em qualquer lugar do mundo, empresas de serviços ou comércio geralmente usam da má fé, má vontade ou como queira chamar, para com os seus clientes. Não cumprem os contratos firmados, usam de um pouco de esperteza e muitas vezes omitem informações para levar vantagem pra cima dos clientes. Quem nunca passou por isso, não é mesmo?

E diante de uma situação como essa, nós, consumidores, ficamos sem saber o que fazer para resolver o problema. Pensamos em justiça, em advogado, em PROCON, em ReclameAqui, mas antes disso tudo eu quero te sugerir um site oficial do Governo voltado especialmente para nós, consumidores.

Estou falando do consumidor.gov.br!

O Consumidor.gov.br existe na versão web e versão app e realmente funciona, ao menos com algumas empresas. A minha experiência foi com a empresa NET+CLARO que estavam me cobrando um valor indevido e em apenas 3 dias, através do consumidor.gov.br eles me responderam e solucionaram o problema.

Como fazer uma reclamação de uma empresa através do consumidor.gov.br?

Você deve acessar o site consumidor.gov.bre inicialmente fazer o seu cadastro clicando no link “CADASTRAR” que se encontra no canto superior direito. Todas as informações inseridas devem ser verídicas, pois a empresa entrará em contato com você. Após preencher e enviar todos os dados, você receberá no seu email um link que deve ser clicado para confirmar a autenticidade do seu email.

Cadastrando-se no consumidor.gov.br

Preenchendo formulário de cadastro do consumidor.gov.br

Agora você deve fazer login na parte superior direita do site e clicar no botão “Nova Reclamação”. Será aberta a página para você cadastrar a sua reclamação. Seja detalhista, o próprio site te ensinará a como preencher cada campo corretamente para que o seu problema seja solucionado da melhor maneira possível.

Registrado reclamação no consumidor.gov.br

Depois de registrada a reclamação será gerado um protocolo e a partir de então você deve aguardar para que a empresa faça uma análise e te resposta. Toda a interação fica registrada nesse protocolo gerado e você pode verificar sempre que quiser. Porém, quando a empresa te responder, você receberá um email de notificação avisando sobre essa resposta.

Minha experiência com o consumidor.gov.br:

Sou cliente da NET+CLARO há pouco mais de 4 meses e recentemente liguei para o atendimento perguntando o que poderíamos mudar no plano para que a minha conta viesse mais barata, pois estava achando muito caro. Prontamente a atendente me sugeriu a alteração do plano de TV, cortando pela metade o número de canais. Com isso a minha conta iria vir R$ 50,00 mais barata. Porém, para a minha surpresa, a nova fatura veio R$ 100,00 mais cara! Quando liguei pra NET, me informaram que nada podiam fazer. Fiquei irritado e sem saber a quem recorrer, até que um amigo do trabalho me indicou o consumidor.gov.br.

Depois que registrei a minha reclamação, em apenas 3 dias a NET já havia me enviado por email a minha fatura com o valor corrigido. Todo o processo ficou registrado no site com as minhas respostas e as respostas da empresa. Foi um processo muito rápido. E hoje, 12 dias depois, eles me ligaram pra informar o que havia acontecido, pediram desculpas pelo ocorrido e corrigiram a minha conta.

Ponto pra gente!

Compartilhar nas redes sociais:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

2 Comentários

  1. Eis o que recomenda o Ministério das Finanças: Se estiverem em causa despesas relacionadas com despesas gerais familiares ou com a dedução por exigência de fatura Devem apresentar reclamação no período compreendido entre 1 e 15 de março [use os meios disponíveis no próprio Portal das Finanças ou desloque-se a uma repartição].

    Responder

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.