Zipar arquivos com PHP


Nada melhor do que começar o nosso blog já postando algo bem útil. Muitos dos que cairão nesse post talvez nem estarão precisando, de fato, criar um arquivo zip, mas só em aprender, já abre a possibilidade para o surgimento de novas ideias. Pelo menos comigo é assim.

Vamos ao que interessa… o exemplo do nosso código. E vocês vão se surpreender com a facilidade pra fazer isso. Para esse tutorial, utilizaremos a classe “ZipArchive” que é nativa da versão 5 do PHP.

Muito simples, não é verdade? Na primeira linha instanciamos a classe ZipArchive. Com isso, teremos o objeto em mãos para fazer as chamadas aos métodos.

Aqui no método open, no primeiro parâmetro, passamos o nome de qual arquivo queremos abrir ou criar. Nesse exemplo, estamos dizendo que queremos criar o arquivo “exemplo.zip” dentro da pasta “arquivos”. No segundo parâmetro passamos a constante OVERWRITE, que significa que o arquivo será criado (caso ele não exista) ou substituído (caso já exista). Você pode conferir as outras opções de constantes clicando aqui.

Usamos o método addFile() para adicionarmos um arquivo dentro do zip. Nesse caso específico, estamos zipando 3 fotos. O primeiro parâmetro é o caminho absoluto para o arquivo e para isso fizemos uso da função realpath. No segundo parâmetro passamos o nome que o arquivo terá quando for zipado. Usando a função basename, todo o caminho é retirado e deixado apenas o nome do arquivo.

Por fim, chamamos o método close(), que é responsável por fechar e salvar o arquivo.

Se você gostou do nosso código, por favor, não esqueça de deixar um comentário. Isso nos trará mais vontade ainda de sempre compartilharmos novas experiências aqui com vocês.

Possíveis buscas relacionadas:

  • Como zipar arquivos com PHP
  • Zipando arquivos com PHP
  • Compactar arquivos com PHP
  • Como compactar arquivos com PHP
Compartilhar nas redes sociais:Share on Facebook
Facebook
Tweet about this on Twitter
Twitter
Share on Google+
Google+
Email this to someone
email

2 Comentários

  1. Cara testei com com o OVERWRITE, apesar de manual ele falar que cria o arquivo quando não existe um, ele não criou não, apenas funciona se já existe algum já criado.

    Responder

Deixe um comentário

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.